Normal view MARC view ISBD view

O impacto da comunicação na decisão de compra de imóveis residenciais / Beatriz Mendes Marques ; orient. Mafalda Ferreira

Main Author Marques, Beatriz Mendes Secondary Author Ferreira, Mafalda Publication Porto : IPAM, 2023 Description 116 p. Series Dissertação de Mestrado. Gestão de Marketing Abstract Objetivo: O presente estudo dedica-se à investigação do impacto da comunicação na decisão de compra de imóveis residenciais com vista à formulação de um modelo capaz de identificar a estratégia de comunicação, em termos de meios e conteúdo, mais adequada a cada perfil de consumidor com base nos fatores que motivam a compra de habitação. Metodologia: Recorreu-se a uma metodologia quantitativa, sendo o inquérito por questionário a técnica de recolha de dados selecionada. Foram formuladas questões relativas aos fatores que motivaram a compra de habitação, assim como os meios de comunicação que estiveram envolvidos na procura imobiliária e os conteúdos valorizados na comunicação de imóveis. No total, foram reunidas 309 respostas válidas exclusivamente provenientes de proprietários ou antigos proprietários de imóveis residenciais. Resultados e principais conclusões: Verificou-se que, as mudanças no estado civil e as mudanças na composição familiar representam os principais motivos originadores da compra de habitação revelando ter um impacto significativo na decisão de compra de habitação. O contacto pessoal, a publicidade no local e os portais imobiliários surgiram como os meios de comunicação mais utilizados pelos consumidores aquando da procura por imóveis residenciais, provando o seu impacto positivo na decisão de compra de residência quando utilizados na promoção imobiliária. Observou-se ainda que a descrição detalhada das características técnicas dos imóveis, o mapa da localização, a planta e as fotografias, são os conteúdos mais valorizados na comunicação imobiliária. Também os conteúdos mais inovadores e tecnológicos como visita virtual, vídeo do imóvel e imagens de drone devem ser incluídos na comunicação pois a sua utilidade revelou ser bastante reconhecida, confirmando-se o impacto positivo dos conteúdos analisados na decisão de compra de imóveis residenciais. Limitações: A dimensão da amostra sobre a qual foram gerados os resultados obtidos para este estudo, é limitada por motivos relacionados com tempo e custos limitados. Uma vez que o inquérito por questionário foi partilhado exclusivamente por meios online, existe um grupo de consumidores que não foram contemplados por falta de acessibilidade. Originalidade/ Valor: A literatura referente ao tema em estudo é bastante escassa apesar da representatividade do mercado imobiliário na economia portuguesa. Foi também possível a criação de um modelo direcionado para os profissionais do setor imobiliário onde são identificadas as estratégias de comunicação mais adequadas a cada perfil de consumidor de imóveis residenciais. Topical name Consumo
Consumidor - Comportamento
Compra - Decisão
Marketing - Comunicação
CDU 366 Online Resources Click here to access the eletronic resource http://hdl.handle.net/10400.26/44616
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
Holdings
Item type Current location Call number Status Date due Barcode Item holds
E-resource Biblioteca IPAM Porto
DM 366 MAR 11369 Presencial/Restrito 11369
Total holds: 0

Relatório de Estágio

Objetivo: O presente estudo dedica-se à investigação do impacto da comunicação na decisão de compra de imóveis residenciais com vista à formulação de um modelo capaz de identificar a estratégia de comunicação, em termos de meios e conteúdo, mais adequada a cada perfil de consumidor com base nos fatores que motivam a compra de habitação.
Metodologia: Recorreu-se a uma metodologia quantitativa, sendo o inquérito por questionário a técnica de recolha de dados selecionada. Foram formuladas questões relativas aos fatores que motivaram a compra de habitação, assim como os meios de comunicação que estiveram envolvidos na procura imobiliária e os conteúdos valorizados na comunicação de imóveis. No total, foram reunidas 309 respostas válidas exclusivamente provenientes de proprietários ou antigos proprietários de imóveis residenciais.
Resultados e principais conclusões: Verificou-se que, as mudanças no estado civil e as mudanças na composição familiar representam os principais motivos originadores da compra de habitação revelando ter um impacto significativo na decisão de compra de habitação. O contacto pessoal, a publicidade no local e os portais imobiliários surgiram como os meios de comunicação mais utilizados pelos consumidores aquando da procura por imóveis residenciais, provando o seu impacto positivo na decisão de compra de residência quando utilizados na promoção imobiliária. Observou-se ainda que a descrição detalhada das características técnicas dos imóveis, o mapa da localização, a planta e as fotografias, são os conteúdos mais valorizados na comunicação imobiliária. Também os conteúdos mais inovadores e tecnológicos como visita virtual, vídeo do imóvel e imagens de drone devem ser incluídos na comunicação pois a sua utilidade revelou ser bastante reconhecida, confirmando-se o impacto positivo dos conteúdos analisados na decisão de compra de imóveis residenciais.
Limitações: A dimensão da amostra sobre a qual foram gerados os resultados obtidos para este estudo, é limitada por motivos relacionados com tempo e custos limitados. Uma vez que o inquérito por questionário foi partilhado exclusivamente por meios online, existe um grupo de consumidores que não foram contemplados por falta de acessibilidade.
Originalidade/ Valor: A literatura referente ao tema em estudo é bastante escassa apesar da representatividade do mercado imobiliário na economia portuguesa. Foi também possível a criação de um modelo direcionado para os profissionais do setor imobiliário onde são identificadas as estratégias de comunicação mais adequadas a cada perfil de consumidor de imóveis residenciais.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.